Actualização do sistema de arrefecimento na fábrica Adisseo em Burgos.
1. UM CLIENTE FIEL
Adisseo é um grupo líder na produção de soluções nutricionais para a alimentação animal. Tem um grande volume de negócios e clientes em todo o mundo, onde conta com 18 fábricas e 10 Centros de Investigação. Oferece rações saudáveis, sustentáveis, acessíveis e de qualidade.
Logicamente, as necessidades de refrigeração de um tal cliente mudam com o tempo e precisam de ser revistas ao longo dos anos.
Adisseo España em Burgos conta com Torraval como consultor para os seus processos de refrigeração desde os anos 90, e neste caso, Adisseo, um cliente fiel, conta mais uma vez com o seu consultor para melhorar o desempenho do processo de produção na sua fábrica em Burgos. A empresa já tinha torres de arrefecimento montadas no campo para arrefecer os seus processos, e a sua evolução e crescimento exigiu uma nova consulta para fornecer soluções actuais.
2. O DESAFIO
Conceber um sistema para dissipar o excesso de calor do seu processo de produção que responda às elevadas exigências de segurança, sustentabilidade ambiental e eficiência energética exigidas pela política de qualidade da empresa, que está muito consciente da utilização sustentável dos recursos e processos de produção que fazem parte da chamada indústria limpa.
3. A SOLUÇÃO
Desde o início, como em todos os projectos de consultoria que a Torraval Cooling realiza, os dados fornecidos pelo cliente são vitais para a concepção do projecto. Esta escolha depende fundamentalmente de
– Os principais parâmetros impostos pelo próprio processo do cliente,
– as suas necessidades, expectativas e particularidades.
– e sobre os próprios critérios de selecção de Torraval como consultor.
Descobriu-se que a opção certa era ainda a escolhida anteriormente para a célula existente, instalada anos antes por Torraval, e fabricada com estrutura metálica HDGS. Neste projecto, foram adicionadas duas células ao existente, com a capacidade de dissipar um fluxo de 1.220 m3/h com um salto térmico de 10ºC entre elas.
A chave foi a construção e adaptação de duas novas células à instalação existente, o que resultou num aumento da capacidade de refrigeração e do desempenho sem perturbar o processo de produção da Adisseo. A instalação e execução foram vitais:
1. A definição do novo ângulo da lâmina e o seu ajustamento no local.
2. Ajustar o revestimento lateral existente para ser considerado como uma parede divisória.
3. Relocalização da área de gradeamento numa das novas celas e redesenho do perímetro de gradeamento para cobrir as 3 celas.
4. Ligação do tecto da célula existente às novas células.
4. BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE
Os benefícios de acordo com as suas expectativas têm sido:
1. aumentar a capacidade de refrigeração requerida pelo seu processo de produção, ganhando em eficiência energética e desempenho.
2. manter um custo de investimento adequado.
3. para garantir o nível máximo de segurança.